11/04/09

O Inicio das "Obras".

Embora não tenha "publicado" grande coisa no blog, a verdade é que para alem da "desmontagem", que parecia tarefa fácil, só hoje começámos verdadeiramente o trabalho de reconstrução. Mantêm-se mais ou menos inalterado o layout previsto para a realização, com excepção de dois ou três pequenos pormenores que na prática significarão um razoável aumento das tarefas a cumprir.
Um dos problemas com que nos deparámos, foi a altura dos bancos/cama, demasiado altos para que nos pudessemos sentar confortávelmente. A principal razão parece-me ter sido a opção da colocação do depósito de águas limpas por baixo de um deles, o que após inúmeras medidas constatámos, com uma pequena alteração, não ser um entrave ao seu "rebaixamento". Para além da base de sustentação utilizada, duas placas de aglomerado de madeira já meio podres com cerca de 3 cmts de altura, e a saída de água para a bomba colocada na parte superior do depósito alem das espumas utilizadas terem cerca de 20 cmts de espessura, tudo contribuía para que os assentos estivessem a mais de 60 cmts do chão o que nos deixava de pernas no ar. Por cima disto tudo, um tubo de passagem de alguns fios eléctricos. Revistas as medidas e planeada a transformação, concluímos ser possivel trazê-la para os 50 cmts o que nos pareceu depois de feitos alguns testes, ser a altura mais conveniente não prescindindo da colocação do dito depósito no mesmo local.
Bem pensámos, será esta a explicação ou então apenas a altura do nosso "amigo alemão" que devia ter umas "ricas" pernas.
Fomos desmontando as chapas de contraplacado dos diversos móveis do lado esquerdo da caixa, e 200 ou 300 parafusos mais ou menos encravados e cobertos de tinta depois, vimos finalmente a "carcaça pronta para a "re-montagem".
Pelo caminho, descobrimos tanbem que o armário da frente onde decidimos colocar o "esquentador/aquecedor", e que julgávamos identico ao do lado esquerdo onde estão colocadas as bilhas de gás, ou seja com abertura pelo exterior e fechado interiormente, tinha acesso tanbém pelo interior removendo a placa de contraplacado interior. Esta constatação alegrou-nos bastante pois irá simplificar drásticamente a montagem da dita máquina, bastante complexa, bem como permitir "salvar" mais algum espaço precioso dado a sua falta.












Esquentador/aquecedor TRUMA onde se encontrava e a sua futura localização.

Outra das decisões que tomámos quanto à reconstrução, prendia-se com a qualidade duvidosa da instalação eléctrica bem como as necessárias pelas alterações então decididas na colocação de diversos aparelhos, aquecedor, iluminação, som, ou a estranha colocação da caixa de fusiveis por baixo do lavatório da cozinha.

A "caixa" de fusiveis...

De caminho, achámos tanbem que o frigorifico ficaria de muito melhor acesso e aproveitamento de espaço se o colocássemos no armário dianteiro superior da direita, libertando assim o armário onde se encontrava, com grande folga, para despensa.
















O frigorifico "antes", e como ficará "depois".

Para concluir, depois de muita "desaparafusadora", aranhões nas mãos e algumas bolhas, o aspecto do REX não é dos melhores mas começa a vir à boca o travo das obras iniciadas...









Sem comentários: