08/04/09

Pesados autocaravana e o uso de tacógrafo

O "REX" foi à inspecção e... chumbou. Isto porque não tinha feito a revisão do aparelhinho que regista os tempos de trabalho e repouso bem como as velocidades praticadas durante as suas deslocações, vulgo tacógrafo.


Claro que de nada serviu assegurar que tinha informações fidedignas de que o mesmo não se aplicava às autocaravanas montadas em veículos pesados pois o técnico, solicito, depois de consultar mais uma vez a sua direcção, exibiu-me uma cópia da Lei onde constavam as isenções, não se encontrando lá mencionadas as ditas.Vim-me embora levemente cabisbaixo pois no entanto essa foi a única iregularidade detectada o que afinal até já era uma vitória.
Aconselharam-me falar com o departamento de caravanismo do ACP de que sou sócio mas fiquei na mesma pois a senhora que me atendeu, muito simpáticamente, e passados alguns dias de ter contactado a Associação Portuguesa de Autocaravanismo, me informou que nem sequer tinha obtido uma resposta.
Mais ou menos conformado, marquei a dita vistoria na empresa onde o anterior proprietário tinha feito a sua inspecção mas, antes de aí me deslocar, lembrei-me que talvez não fosse má ideia lalar com "deus" já que com os "anjos" não tinha tido safa.
Liguei para o IMTT Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres), nova e ponposa designação da anterior DGV, onde fui surpreendido pela eficiência e competência do funcionário que me atendeu. Um pouco incomodado com a atitude do centro de inspecções, referiu-me que lamentávelmente e com alguma frequência, os mesmo não sabem ler a legislação. Claro que não tem de estar mencionado nas isenções pois não está sequer abrangido pelo âmbito da dita Lei, conforme explicitamente refere o seu artigo 2º, que especifica que a mesma se destina a regulamentar o uso de tacógrafo nos transportes rodoviários de mercadorias e/ou passageiros; foi a sua resposta.
Para não me alongar muito neste texto, e para que alguem eventualmente afectado pela mesma incompetência possa ultrapassar esta situação mais rápidamente, aqui deixo a informação.
E assim ficou eliminada a "mancha vermelha" que me tingia o REX:
"Tout est bien qui finit bien", e para apróxima, já sei!

Sem comentários: